quinta-feira, 23 de abril de 2009

Assistindo e aprendendo


Cada vez que assisto o Aprendiz com Roberto Justus aprendo mais um pouquinho sobre gestão de recursos como o tempo, pessoas, dinheiro e seu direcionamento na obtenção de resultados.

Programa impecável, com situações de negócios reais, que exigem planejamento e execução na busca do objetivo estabelecido.

Suas regras se aplicam a todas as nossas atividades cotidianas: desde a preparação de um almoço até a organização de meios para o alcance de resultados no campo profissional.

A conhecida rigidez do empresário que comanda o programa mostra o nível de profissionalismo que se espera de grupos de trabalho e dos individuos nas organizações.

É muito comum as pessoas terem dificuldade em se comprometer com os resultados. Quando acontece um erro, poucos o assumem. Por medo de punição ou para proteger seu setor e seus "amigos". É um equivoco gravissímo! Só podemos melhorar quando admitimos nossos maus passos e a partir desse momento,criarmos condições para evitar-los no futuro que pode não ser tão distante assim... Erros seguidos são prejudiciais a estabilidade no emprego.

Vejo diariamente que muitos têm problemas em identificar o que é objetivo e o que é meio para atingi-lo. Acabam valorizando os meios e deixando os fins de lado. Ou seja, é o elogio ao esforço em detrimento do resultado. São os resultados que contam e nos remuneram. Acobertar erros significa proteger os recursos, na maioria das vezes humanos, e prejudicar o alcance dos objetivos, que são vantajosos para a empresa e por consequência para todos.Quanto mais intimidade no setor, menos comprometimento com o todo na hora do "vamos ver".

Essa não é uma abordagem fácil de se dominar. Demanda tempo e capacidade ímpar de avaliação de si mesmo e do ambiente em que se está. Exige sacrificios.
Quem consegue isso, sempre se posiciona corretamente a cada situação e consegue se destacar.

E nisso também eu sou mais um aprendiz.


Nenhum comentário: