quinta-feira, 18 de junho de 2009

As meninas do Jô contra o "diabo barbudo"


Ontem aproveitando as férias, fui dormir tarde assistindo a TV. Vi o Palmeiras perder a vaga na semi-final da Libertadores (fato desolador que comentarei em outro post),vi o Corinthians ganhar do Inter em outra jornada lamentável de 90 minutos e por fim o programa do Jô antes de dormir.Nas férias eu sempre assisto ao programa do João Soares e não deixarei de fazê-lo, apesar do que vi ontem.
As quartas feiras, Jô abre espaço para jornalistas debaterem, tendo ele como mediador, assuntos de destaque na mídia no momento. A pauta de ontem foram os abusos do Presidente do Senado, Sr. José Sarney, ex- presidente da Republica, no uso de verbas publicas, emprego de parentes e outras traquinagens graves aprontadas com uso do poder infinito de um parlamentar no Brasil. Achei louvável a pauta e decidi abrir uma Pepsi e acompanhar aquele debate. Lembrei-me da declaração de Lula em defesa de Sarney e logo ela foi mostrada. Declaração feita ontem mesmo, onde o Presidente diz “Porque a perseguição a Sarney? Ele tem história no Brasil e não pode ser tratado como qualquer um”. Foi muito infeliz, Lula, porque perante a lei (e não a pratica da lei) todos são iguais. Depois, história no Brasil temos todos nós que nascemos aqui e , geração após geração, mantemos esse país andando, mal ou bem gerenciados pelos governos.
Mas o pior foi que essa declaração serviu para ilustrar o “reino de corrupção” que a oposição atribui a Lula. E esse foi o mote para o qual o papo das meninas do Jô descambou. Lilian Witte Fibe chegou destacar o quanto o Presidente Lula é despreocupado com relação à situação, ao mesmo tempo em que pediu licença para reconhecer que é graças aos 8 anos deste Governo, que somos respeitados como nunca no exterior, que os investimentos internacionais que é aqui só crescem e que fomos um dos países menos afetados pela crise da moda 08/09.
Foi à única pessoa da mesa a se referir a isso. Mas logo após, emendou que a corrupção no Congresso teria sido motivada pela forma de fazer política de Lula, tendo em sua base de governo, partidos muito diferentes entre si, como PMDB e PCdoB por exemplo. Concessões de todas as naturezas para todo o tipo de frente política. É coerente, tenho que concordar. Mas me pergunto uma coisa. Porque e para quê, um Presidente da República, acordaria todos os dias e faria esse tido de negociação com gente que o prejudicou no passado? O que ele quer em troca?
Ora amigos a resposta foi dada por Dona Lilian e por isso não mais abordada a mesa: pelo desenvolvimento do país, por meio da inclusão social dos mais pobres ao mercado consumidor que leva ao crescimento das empresas que aqui apostam. Exercício Macroeconômico puro! Mas para conseguir ferramentas para incluir os mais pobres, é preciso antes é preciso aprovar inclusive o orçamento no Congresso e é ai que a coisa pega, os preços são dados e valor é pago.
As chamadas classes D e E, consideradas pela oposição publico cativo de Lula, seriam as favorecidas pelas bolsas auxilio e com esse dinheiro em mãos, compram mais de tudo. E mesmo assim, tenho dúvidas se realmente apenas as classes D e E, são eleitoras de Lula. Até o momento não há dados comprovando isso, até onde eu saiba.
Caramba tem coisa errada com esses dados da oposiçao! Se essas classes elegem o Presidente elas são maioria. Se são maioria e vivem de auxilio do governo, quem está trabalhando nas lojas, casas, lavouras e fabricas desse enorme Brasil?!
O programa seguiu batendo pesado em Luiz Ignácio, mostrando e ridicularizando um discurso em que ele diz ter “emprestado” US$10 Bilhões ao FMI enquanto FHC “chorava” empréstimos seguidos a mesma instituição. Ai, comandadas por Jô Soares, todas riram do fato do Presidente ter emprestado, e não o país, grana ao FMI. Que coisa legal: A oposição e suas porta vozes fazem piada de uma coisa obvia, tentando atribuir a Lula a imagem de oportunista, enquanto desprezam o fato de que realmente esse país passou de devedor histórico e pagor de juros a credor, em menos de 8 anos, devido ao aumento da arrecadação com impostos.
O Governo precisa de Sarney, como todos precisaram um dia. Por isso a declaração de Lula. Por isso o ataque da mídia de oposição.
Mas é bom lembrar que , Sarney é há 19 anos, membro eleito do Senado Federal, tendo servido inclusive aos 2 governos de Fernando Henrique Cardoso, juntamente com Antonio Carlos Magalhães, outro execrado por se “bandear”a serviço de Lula. Enquanto prestavam sua influencia ao PSDB e ao PFL eram heróis nacionais. Ao abraçar o atual Presidente, tendo vantagens para isso, tornaram-se "retrógrados e avessos a modernidade política".
Que Lula meça suas palavras ao defender os diabos para os quais precisa sacrificar sua alma, que a oposição comece a correr atrás de discursos (ta difícil porque o país vive grande situação) e a midiazinha a direita lembre dos tempos em que jantava na mesma mesa dos velhos demos-novos execráveis.
Caso tenhamos um governo Serra, será que veremos tantas criticas a Sarney e ao Congresso?

Nenhum comentário: