segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sou mais o Muricy


Acompanhando com mais tempo o noticiário esportivo agora nas férias pude ver que a saída da Libertadores foi mais traumática para o São Paulo que para o Palmeiras. Muricy Ramalho pagou com o cargo a queda dos tricolores enquanto Luxemburgo segue firme e forte amparado pela Diretoria do Palestra Italia.
Claro que é preciso reconhecer que a Libertadores é tudo para os são paulinos e que contrataram Muricy em 2006 para ganha-lá por anos a fio. Daquele ano para cá, ele ganhou 3 titulos brasileiros. Só que na bendita Libertadores foi mal 4 anos seguidos. Teria ele mostrado que não tem perfil para esta competição, que não dá tempo de recuperação a time algum? É provavel que sim. Mas mostrou que é especialista em Campeonatos Brasileiros, tendo vencido 4 vezes seguidas (desculpa Bambam, mas aquele titulo de 2005 foi do Inter do Muricy, sim senhor!). Ninguem ganha um campeonato tão longo assim, tantas vezes, sem ter qualidades. Mas como o foco dos caras do Morumbi é o par Libertadores-Mundial, a coisa pegou. Mas quem poderia dar isso a eles hoje? Paulo Autuori está no Gremio; Abel Braga é um raio que não caira novamente no mesmo lugar; Mano Menezes está corintiano e não vai mudar para um clube com o qual tem arrumado encrenca dia após dia. Não há opção portanto.
Então porque demitir Muricy? Para satisfazer a sede de sangue de alguns conselheiros?
O Manchester United tem o Alex Fergunson desde 1986 e já passou de tudo com ele, fases boas e fases péssimas. E ele já montou esquadrões invejáveis com diferentes gerações de craques, como Eric Cantona, na primeira metade da decada de 90, David Beckham na segunda medade da mesma decada e agora Cristiano Ronaldo. Ganhou muitos titulos ingleses até vencer a Champions League e o Mundial de Clubes (inclusive em 1999 venceu o Palmeiras em Yokohama). Se o São Paulo pretende ser internacional, que imite o gigante inglês e profissionalise seus palpiteiros.
Diferente de Luxemburgo, um cidadão preocupado com seus vários negócios e que trata o futebol como hobby, Muricy é um técnico que ama o futebol, é comprometido e tem um conhecimento amplo e simplificado do esporte, ainda que seja, por vezes, arrogante e mal educado.
Luxa, raposa velha e negociante de primeira,sabendo que Muricy está dando sopa e que não há nada interessante fora do Palmeiras, já se apressou em querer renovação do seu compromisso com o Palestra.
Fosse eu presidente do meu querido alvi verde, demitira Wanderley e chamaria Muricy. Afinal enquanto um só fala e adia "projetos" o outro vence Campeonatos Brasileiros.
Seria um belo reforço para estabelecermos, nos próximos anos, uma hegemonia nacional. Bem mais honroso que ficar correndo atrás da CBF para conseguir reconhecimento de titulos antigos como sendo Brasileiros e tentar passar a frente no ranking na base da politicagem e do toma lá, dá cá.