quinta-feira, 26 de março de 2009

Prisão e comoção


Sempre que alguém muito rico/poderoso/influente vai para atrás das grades, cria-se dois tipos de comoção no Brasil. Dois tipos de reações tão distintas ao mesmo tempo tão esclarecedoras a respeito da sociedade em que vivemos.
A primeira é a comoção do povo. Que é o meu tipo de reação, claro,assim como a maioria dos brazucas, trabalho, ganho salário, pago impostos, pago contas e sonho. Quando algum sacana que pratica atos ilícitos, com dinheiro público ou que deixa de contribuir para a sociedade que o sustenta vai em cana, a felicidade é geral! É sinal que a justiça esta chegando e por ai vai.
A segunda comoção é a da elite (detesto o termo, é esquerda-fashion demais) e essa é a mais perigosa. Bem sabemos que um rico vale o equivalente a quantos assalariados, maquinas, prédios e resultados consegue manter sob suas asas. Pois bem, é por isso que a reação destes é a mais letal: a sua reação favorável a absurdos praticados por seus iguais tende a ser classificada como “manifestação de solidariedade” na mídia (TV Globinho, revista Vejinha...).
Exemplo? Tenho dois recentes. Caso Daniel Dantas. Foi algemado e tirado de casa. Que coisa não? Um empresário, que emprega tanta gente, passar por isso?
Pois é, ele foi preso porque havia provas para prende-lo mais de 10 vezes se necessário. E o que acontece? O todo-poderoso presidente do STF, vossa majestade Gilmar Mendes, declarou ser um acinte de crueldade algemar um homem de tão boa índole que não resistiria em acompanhar os homens da PF nem os receberia a tiros. Ele tem razão? Claro. A força de Daniel Dantas não esta em seus punhos, ou na velocidade em sacar uma arma caso tivesse uma consigo. A força dele, sobre humana, esta nos bastidores políticos e empresariais deste país tupi-guarani. E ela apareceu por duas vezes: Gilmar Mendes mandou solta-lo as duas vezes em que foi preso. O que desmoralizou o Juiz e o Delegado que recolheram provas contra o Mr. M dos banqueiros.
A força é tão grande que a mídia hoje esta mais preocupada em demonizar esse Juiz e esse Delegado do que realmente dar atenção ao que motivou estes dois homens corajosos a se levantar contra o banqueiro em um belo dia de sol.
Outro caso é o da Daslu. Símbolo da desigualdade do Brasil. Talvez o único lugar do país onde você pode em 2 horas gastar todo um premio de megasena acumulada sem ver. Afinal, na loja onde você compra meias vendem Maseratis zero km? É para você ver. Lá vendem. Mas nós não somos clientes. Entre os clientes estão políticos bem enrolados com mau uso do dinheiro publico. Ta vendo? Você não entra, mas sua grana entra na Daslu.
E hoje a dona foi presa por contrabando, caixa 2 e outros quitutes.

Parte da receita da lojinha é ilícita. Parte dos produtos é contrabandeada. Ela se aproveita dos nossos impostos em duas frentes,sonega na compra e arrecada dinheiro duvidoso na venda. Muita gente “fina” já esta revoltada. Dizem que é um abuso uma pessoa com câncer ser presa. Que é o Estado-Policial mostrando sua brutalidade. Que é a prisão-show para o horário nobre. Mas para mim crime é crime e pena é pena. Fez, paga. Nunca ninguém esta nas melhores condições para ser preso. Ela vai ter tratamento médico da mesma forma. Haverá mais choro e ranger de dentes da direitona. Mas o Governo Lula e sua PF não estão perdoando ninguém. Justiça também é para todos.
E não é isso o que sempre pedimos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Se essa pena realmente se confirmar, se não me engano cabe recurso à instancia superior, ela cumprirá uma pena de reclusão em regime fechado em alguma penitenciaria por 30 anos que é o máximo que pode ficar preso no Brasil. Ai entra aquelas coisas de bom comportamento, trabalhar 3 dias para ganhar 1 dia de liberdade...Eu penso que ser ela errou tem que pagar mesmo, afinal sonegando imposto é uma contribuição para aumentar a carga tributária do resto do país, mas está tudo sendo feito de um modo que mais parece um circo para dar IBOPE, afinal, esses impostos na realidade com certeza iam parar no bolso de algum corrupto e não no nosso, é o que sempre acontece, penso ainda que é só para o povo achar que as leis no Brasil são duras, doa a quem doer. As leis são tão justas que uma pessoa que mata, estupra pega os mesmos 30 anos de que rouba, ou ainda uma pessoa que mata 10 pessoas pega os mesmo 30 anos de quem mata 1.000. Será que o Nardoni que foi indiciado por matar a filha vai pegar os mesmos 94?

Alex Martins disse...

Resposta Alex: Emily, chamam de circo exatamente para desqualificar o trabalho da Policia Federal.Claro que a própria PF faz propaganda ao chamar a imprensa para acompanhar a prisão de medalhões. Mas acreditar que é puro Ibope, e que o crime por traz não merece investigação e prisões basedas em provas irrefútaveis é contribuir para manter as coisas como estão.
Impostos deve ser recolhidos. Quanto a dinheiro ir para o bolso de corruptos é outro problema a ser resolvido. A unica maneira de se distribuir renda neste país é direcionar o imposto dos ricos para obras sociais para atendimento dos mais pobres. Se há alguem saqueando no meio do caminho, cana nele também.
Quanto as sentenças, não sou especialista mas me parece que o erro está em limitar o tempo de prisão a 30 aninhos.
Abraço!