segunda-feira, 30 de março de 2009

Brown GP contra a rapa!


Domingo madruguei novamente para ver a nova Formula 1 e fiquei muito feliz de não ter desperdiçado meu tempo. Foi uma corridaça!
Muitas alternativas foram criadas pelo novo regulamento técnico, pela limitação de testes e uso dos túneis de vento. Isso tudo ajudou a equilibrar o jogo entre as equipes com mais dinheiro (Ferrari, Mclaren/Mercedes, Toyota) e o resto.
Agora quem tem o carro melhor saído das pranchetas, do Auto Cad e tem a melhor estratégia de corrida vence. Não é mais questão exclusivamente de grana: agora é questão de talento também.
Deu Brown GP! Deu a lógica da recente Formula 1. Button e Barrichello fizeram uma dobradinha de equipe estreante inesquecível. (desde 1954 isso não acontecia!) Mostraram que de quase aposentados, agora são os favoritos ao titulo. E que carro resistente e rápido o Ross Brown fez! E que estratégia acertada de usar os pneus mais moles no final! A Ferrari saiu com eles no inicio e eles foram destruídos em 10 voltas. Coisa que não é resolvida pelo maior orçamento e sim pelo maior cérebro de quem fica no Pit Wall. Os pneus mais moles estão bem mais frágeis e rápidos que no ano passado. Saber em que momento da corrida usá-los é questão de sensibilidade dos pilotos e engenheiros de pista.
A Toyota andou muito também e a Wilhians foi refém dos pneus (no caso de Nico Rosberg, assim como aconteceu com a dupla da Ferrari) e da incompetência do Nakajima que bateu sozinho após exagerar na passagem na zebra. Mas mostrou que tem carro para incomodar.
A Red Bull de Vettel também se mostrou uma beleza de carro, seja pelo desenho lindo, seja pelo desempenho. Pena que no final perdeu velocidade por causa dos pneus deteriorados (olha eles ai de novo) e foi alcançando pela BMW de Kubica. Os dois, que são os maiores pilotos da nova geração, brigaram como moleques mimados, se bateram e não completaram a corrida. Além deles as Ferraris também não terminaram. Mal começo, já que o campeão Hamilton, com uma porcaria de carro, chegou em terceiro.
Falando em Red Bull, 2009 começa como terminou em 2008: com menos pontos que sua filial italiana, a Toro Rosso. Quietinha ela colocou seus dois pilotos na zona de pontuação. A Red Bull com a saída de Vettel e a corrida complicada do Webber, saiu zerada.
Para quem gosta da Formula 1, tem mais curiosidade a respeito e gostaria de ter acesso a mais noticias, passo alguns links abaixo de caras que entendem realmente do riscado. Flavio Gomes (do IG) e Fábio Seixas (da Folha) já foram correspondentes internacionais da categoria e mantêm blogs muito bons com muito espaço para perguntas e comentários.
Bom proveito!
Flavio Gomes
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/

Nenhum comentário: