quarta-feira, 18 de março de 2009

F1 2009



Eu acompanho a Formula 1 desde, sei lá, meus 5 ou 6 anos de idade. Diferentes fazes da vida, diferentes coisas me chamando atenção.
Lembro dos desenhos tentando copiar os carros, enquanto corriam, nos anos 80 ( As Benetton de Boutsen e Naninni eram meus carros favoritos por causa das "cores unidas de Luciano Benetton").
Lembro dos duelos Senna-Prost em Suzuka, nas históricas decisões de 1988, 89 e 90. Vi Mansel contra Piquet em pegas fantasticos. Vi Piquet contra Senna na Hungria/86.
Nos anos 90,vi Senna sucumbir no duelo com a poderosa Wilhiams Renault da dupla Mansell-Patrese. Quando finalmente teve este sonhado bólido nas mãos, acabou morto.
Acompanhei toda a era Schumacher. Para mim o maior de todos, uma vez que aliava capacidade tecnica apurada dentro da pista com uma inédita capacidade de desenvolvimento e gerenciamento da equipe fora dela. Quando ele chegou a Ferrari, em 1996, a Scuderia não ganhava um mundial desde 1977. Chegou dizendo que a Ferrari era bagunçada como uma oficina de kart. E saiu de lá com 5 titulos (fora os 2 com a Benetton) após remontar todo a parte tecnica da equipe. Mas e o caso Barrichello? Bem até hoje o brasileiro não entendeu que seu papel era preecher uma lacuna: foi contratado para acertar carros , garantir que os demais concorrentes não marcem pontos. Ser campeão? Ele que fosse desenvolver uma equipe para ele!
Chegamos aos tempos atuais com Felipe Massa crescendo e fazendo frente a Alonso, Hamilton e Kimi Raikkonen. Campeonatos equilibrados tem se seguido desde que o Alemão deixou as pistas.
A temporada de 2009 se inicia em 29/03 em Melbourne, Australia. Comentarei aqui durante a temporada. Teremos muitas novidades, novas regras e muita polemica. Serão madrugadas, manhãs de sabados e domingos acompanhando este esporte espetacular, que a crise não vai levar para o túmulo.

Nenhum comentário: