quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma boca , dois ouvidos e muitos neuroneos


Uma boca para falar menos, dois ouvidos para ouvir bem e milhões de neuroneos para refletir melhor ainda.
Simples assim mas tem gente que apanha disso mais do que vaca em horta.
Jorge Kajuru, aquele endiabrado jornalista de esportes, traduz isso inteligentemente com o celebre " tem gente que desliga o cerebro e liga a boca!" Em outras palavras, as pessoas põe tudo a perder ao abrir a danada sem antes medir a dimensão do alcance e o peso do conteudo das coisas que lança aos 4 ventos: Amizades são desfeitas, amores acabados, empregos perdidos, negócios arruinados. Tudo por conta da vontade falar, palpitar a esmo. Tudo porque os neuroneos não trabalharam o que foi ouvido - e acrescento - o que foi visto e sentido.
Observo que muitos tem dificuldade em análisar o mundo ao redor e o posicionamento das outras pessoas e suas perspectivas em nossas vidas ou no meio em que vivemos e do qual dependemos. Isso explica porque falam demais e em vão. Como perdem oportunidades unicas de ficarem em silencio sobre um assunto "tabu" e mostrarem que são de confiança realmente.
Mostrar conhecimento das coisas e pessoas é muito bom quando se ganha muito bem para isso e quando isso não joga contra nós mesmos. Do contrário é uma tremenda burrice.
E tenho dito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente as pessoas falam demais. Falam pelo que ouvem, e pelo que não ouvem. Falam do que conhecem, e do que desconhecem. Falam pelo simples prazer de falar. Algumas vezes para prejudicar alguém, outras não. Penso que tudo isso é tempo vago. Deviam se preocupar em ler um livro, assistir um filme, conhecer lugares, sei lá...pelo menos assim trocariam conhecimento, informação útil e não apenas se ocupando em falar da vida dos outros.